Golpe: Receita alerta para e-mail falso sobre regularização do CPF



Receita afirmou que se trata de um e-mail falso e reiterou que o Órgão não envia, em hipótese alguma, mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte.

Usuários relataram que têm recebido e-mails falsos em nome da Receita Federal solicitando a regularização de pendências no CPF para evitar possíveis suspensões no documento.

O e-mail, formulado por criminosos, tenta induzir os contribuintes a fornecerem informações confidenciais, como fiscais e bancárias, como mostra a imagem abaixo.




É possível perceber que a mensagem leva os timbres do Governo federal, do Ministério da Fazenda e da Receita Federal.

Contudo, a Receita afirmou que se trata de um e-mail falso e reiterou que o Órgão não envia, em hipótese alguma, mensagens eletrônicas sem autorização do contribuinte.

Orientação Receita

A Receita orienta contribuintes a não responder qualquer mensagem dessa natureza, sob risco de estar repassando aos fraudadores dados pessoais.

Veja como proceder caso receba mensagens falsas:

1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

2. não acionar os links para endereços da internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da Receita Federal, ou mensagens como “clique aqui”, pois não se referem ao órgão; e

3. excluir imediatamente a mensagem.

O contribuinte pode obter mais esclarecimentos sobre essa tentativa de golpe nas unidades da Receita ou pela internet (www.receita.fazenda.gov.br).

1 visualização0 comentário

THONDORF

© 2021  Thondorf

Rua Olavo Franca Paz, 45 - Piazza di Roma - Sorocaba/SP

Contabilidade - Simples Nacional - Imposto de Renda Contabilidade em Sorocaba SP - Contábil - Imposto de Renda - Tributário - Thondorf Contabilidade

Consultoria contábil empresarial

Contato:

  • Segunda à sexta-feira
    Horário de Atendimento

  • das 08:30 as 18:00

Parceiros e contribuidores